EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA EPT

Projeto "Políticas afirmativas: semana da Consciência Negra e SNCT"

O Projeto Políticas afirmativas: semana da Consciência Negra e SNCT foi desenvolvido no IFAP, campus Oiapoque, de 20 a 23 de novembro de 2024 sobre a liderança da professora Kátia Meireles dos Santos, que é docente em educação étnico-raciais e leciona a disciplina de Artes para os cursos técnicos do Instituto Federal de Oiapoque 

O Projeto tem como objetivos promover ações voltadas para reflexão e compreensão do que é ter consciência negra, da cultura negra, da importância negra e da complexidade histórica negra que refletem ainda hoje na sociedade, assim reforçar a importância de combater o racismo e a desigualdade social.

Nos quatro dias do projeto Políticas afirmativas: semana da Consciência Negra e SNCT houve o desenvolvimento de diversas atividades educativas com o fim de proporcionar à comunidade escolar a compreensão sobre as questões raciais e discriminatórias, visando uma educação pautada na inclusão e na diversidade cultural.

No dia 20/11, houve uma mesa de debate: “Políticas afirmativas: desafios e perspectivas” sob a responsabilidade do professores Renan Almeida e Roberto Campos.

No dia 21/11, houve palestra com Maria José representante do coletivo de Mulheres Negras no Oiapoque e apresentação do grupo de dança de Marabaixo Girassol do IFAP-OPQ com a banda marcial da escola Professor Joaquim Nabuco que tocará marabaixo, que ocorrerá no pátio (área de convivência).

No dia 22/11, ocorreu a palestra “Desafios de manutenção cultural na contemporaneidade dentro de instituições de ensino” com Professor Roberto Campos, apresentação de instrumentalização e músicas de capoeira e roda de capoeira sob responsabilidade do professor Roberto Campos, apresentação do grupo “Herança Ancestral” com performance e jogo de maculelê, ocorrerá no pátio (área de convivência); concomitantes palestras “Dinâmica: Sensibilização através de práticas interativas sensoriais inclusivas: se colocar no lugar do outro” com a professora Edilany Vales e a palestra “Consciência Negra e Inclusão: Desafio em dobro para os negros com deficiência no Brasil” com professor Jorge Lucas.

E, no último dia da programação, 23/11, foi dia de sessão de cinema da Consciência Negra com a exibição dos filmes "Uma história de amor e fúria" aberto ao público na biblioteca do campus.


Experiências docentes

Professora Kátia Meireles Monteiro dos Santos

NEABI OIAPOQUE

PROJETOS PEDAGÓGICOS NEABI+

Projeto "Africanidade com Ciência"       NEABI SANTANA

O projeto "Africanidades com Ciência" celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira e suas contribuições para a identidade nacional. Por meio de atividades como salas temáticas, apresentações de dança de marabaixo, roda de capoeira, oficina de tranças e turbantes, o evento busca conscientizar a comunidade sobre o impacto histórico e cultural da cultura afrodescendente. A ação tem por objetivo ampliar o conhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial, incentivando uma visão inclusiva e antirracista.

Projeto " Dia da consciência Negra"       NEABI PORTO GRANDE

O Dia da Consciência Negra no IFAP Campus Porto Grande é um evento que reforça o compromisso institucional com o combate ao racismo estrutural, além de fomentar a inclusão, a equidade racial e a criação de oportunidades. A celebração também busca sensibilizar a comunidade sobre o respeito à diversidade e a valorização das identidades, abordando de forma ampla e multidimensional aspectos como as artes, inovações científicas, personalidades históricas, gastronomia e cultura amapaense, entre outros

Projeto "Letramento Racial"       NEABI LARANJAL DO JARI

Estão abertas as inscrições para participar da programação do Dia da Consciência Negra/IFAP - campus Laranjal do Jari; que tem este ano como tema: Letramento Racial. Serão diversas atividades entre palestras, oficinas, mesas-redondas, minicursos e manifestações artístico-culturais, abertas para toda a comunidade

Projeto "O legado da consciência negra construindo um futuro sustentável"       NEABI MACAPÁ

Com o tema “Tecnologia, justiça climática e COP 30 – O legado da consciência negra construindo um futuro sustentável”, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi+) do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) celebrou, nesta terça-feira (19/11), o Dia da Consciência Negra com uma programação que envolveu atividades como teatro, roda de conversa, feira de livros e exposição de trabalhos.

Projeto "Políticas afirmativas: semana da Consciência Negra e SNCT "                                 NEABI OIAPOQUE

Em uma perspectiva mais humana, respeitosa e equitativa o projeto "Políticas afirmativas: semana da Consciência Negra e SNCT" será realizado no Campus Oiapoque, contemplando ações voltadas para reflexão e compreensão do que é ter consciência negra, da cultura negra, da importância negra e da complexidade histórica negra que refletem ainda hoje na sociedade e no âmbito dos institutos federais. Tem como objetivos promover ações voltadas para reflexão e compreensão do que é ter consciência negra, da cultura negra, da importância negra e da complexidade histórica negra que refletem ainda hoje na sociedade, assim reforçar a importância de combater o racismo e a desigualdade social.

Este site foi desenvolvido como produto educacional do Mestrado Profissional e Tecnológico PROFEPT no Instituto Federal do Amapá IFAP